Nome sujo: conheça as consequências!

Solicite seu empréstimo agora, preencha nosso formulário de cotação, clique aqui.

Nome sujo conheça as consequências!Se você é lojista ou possui seu próprio negócio e tem algumas dúvidas sobre como o nome negativado no mercado pode impactar nas suas finanças e na sua vida pessoal, então este artigo é para você!

Dentre as várias consequências negativas que o nome sujo implica, a mais conhecida é a restrição às operações de crédito, nomeadamente com relação ao empréstimo e financiamento de imóveis e veículos automóveis – confira abaixo!

A importância da análise de crédito

A análise de crédito é um instrumento importantíssimo de avaliação para as instituições financeiras na hora de conceder financiamentos para seus clientes, nomeadamente os que possuem seu próprio negócio.

Se você já teve seu nome inscrito no SPC e Serasa no passado que já está paga ou tem uma dívida e fez um acordo de quitação (parcelamento) que está sendo cumprido corretamente, o empréstimo pretendido não será negado por esse motivo em particular. No entanto, existem situações em que, mesmo com o nome limpo, essa ação poderá ser negada (por exemplo, quando você tenha contraído uma dívida no passado com o banco e tenha ficado com o nome sujo e, mesmo tendo pago depois, esteja agora tentando financiar um imóvel ou veículo com a mesma instituição). Desta forma, a análise de crédito visa aferir os seguintes pontos:

  • Renda: quanto maior a renda, maiores as chances de o financiamento ser aprovado;
  • Comprovação de renda: no caso dos lojistas, a comprovação de renda é diferente dos funcionários públicos ou empregados por conta de outrem, que a comprovam pelo registro em CLT;
  • Movimentação bancária: a movimentação da conta bancária e a fatura do cartão de crédito também são objeto de verificação na análise de crédito;
  • Local de residência: as instituições financeiras fazem um levantamento sobre os locais onde existe um maior percentual de inadimplência e, em função disso, também analisam a proposta de concessão de crédito.
  • Imposto de renda: quem tem negócio próprio e declara seu imposto de renda tem mais chances de ver o financiamento aprovado.

Tendo esses aspectos em conta, é importante referir que, para maximizar as chances de aprovação do financiamento, as dívidas serão ser quitadas o mais rapidamente possível para que seu nome se mantenha limpo.

O nome sujo também leva ao cancelamento do cheque especial? Sim!

Vulgarmente conhecido como LIS, o cheque especial é um instrumento à disposição de muitos empreendedores que, na impossibilidade de pagar todas as suas contas em dia ou face à necessidade de dinheiro imediato, o utilizam para os mais diversos fins. Assim sendo, a inscrição do seu nome nos órgãos de proteção ao crédito (SPC e Serasa) pode resultar na impossibilidade de continuar utilizando essa modalidade de crédito.

Impossibilidade de uso do cartão de crédito

Como proprietário de um negócio, você irá querer ou precisar de usar o cartão de crédito para fazer algumas compras. Nesse sentido, é importante atentar que, uma vez que se verifique que seu CPF apresente pendências e seu nome conste como inadimplente junto das instituições de proteção ao crédito, as compras parceladas / a crédito poderão ser imediatamente bloqueadas.

Posto isto, vale frisar a importância de manter uma vida financeiramente saudável, evitando dívidas pendentes, o uso excessivo das operações de crédito e adotando uma postura de consumo mais consciente em que a preferência de pagamento deverá caber ao sistema de débito direto ou pagamento à vista.


Discussão

Sem comentários. Seja o primeiro a responder!

Postar um comentário