August 30 2016

Jeniffer Elaina da Silva

Como economizar água

Solicite seu empréstimo agora, preencha nosso formulário de cotação, clique aqui.

Como economizar águaCom a crise de água que se estabeleceu no Brasil, economizar água se tornou mais que educação e bom senso, se tornou uma necessidade. Por isso é bom ficar atento a como economizar água, pois deixar a conta alta e depois não pagar pode fazer com que seu nome fique sujo.

A água é um dos bens naturais mais valiosos que existe, pois, apesar do planeta ser composto em sua grande por água, a grande parte não é potável e, por isso não pode ser utilizada com fins de consumo humano ou dos próprios animais.

Por isso, é de grande importância que saibamos usar esse precioso bem e economizarmos para que as próximas gerações não sejam prejudicadas pelo racionamento excessivo de água.

Segue abaixo algumas dicas de como economizar água para que o desperdício seja evitado:

1- Economia na hora do banho e ao escovar os dentes

Um dos momentos em que ocorre maior desperdício de água é na hora do banho. Por isso, a pessoa deve evitar ficar com o chuveiro aberto nos momentos em que está se ensaboando. Essa simples atitude pode reduzir em 1/3 o consumo de água durante um mês.

Outro momento que existe muito desperdício é quando escovamos os dentes, por isso é recomendado utilizar um copo com água para fazer a higiene bucal e assim economizar alguns litros, pois a torneira ficará fechada, evitando o desperdício nos momentos da escovação.

2- Não deixe que existam vazamentos

É importante verificar as condições do encanamento (torneiras, caixa da água, canos, descargas e etc.) para que não existam vazamentos, pois podemos usar como exemplo a existência de um pequeno buraco de 2 mm no encanamento, pode causar um desperdício imenso de água (em torno de 96 mil litros por mês).

Caso ocorram vazamentos na rede de esgoto externa, a companhia de água e esgoto deve ser automaticamente comunicada para providenciar o reparo.

3- Cuidados com a caixa d´água

É importante que as pessoas tomem cuidados com a caixa d´água para que não ocorra desperdício de água, como: manter a caixa d´água sempre tampada e evitar que a mesma transborde quando está enchendo. Por isso é necessário prestar atenção em sua caixa d´água.

4- Economia na hora de lavar a louça

Um dos costumes que mais desperdiçam água é o fato da pessoa lavar louça com a torneira aberta direto. Isso faz com mais de 100 litros de água sejam desperdiçados. Por isso, para economizar água, você deve ensaboar a louça com a torneira desligada e enxaguar toda a louça de uma única vez.

5- Rega de jardins e plantas

As plantas devem ser regadas em horários de menor temperatura, pois nesse momento elas exigem menor quantidade de água no início da manhã ou no final da tarde. Outro fator que ajuda a economizar água no momento de regar as plantas é fazer o uso de mangueira com esguicho ou mesmo de um regador.

Além disso, quando chegar as épocas mais frias do ano (principalmente no inverno), a rega pode ser realizada em dias alternados.

6- Lavagem de carros

A lavagem do carro pode ser uma ótima oportunidade de economizar água, e para isso deve ser evitado o uso da mangueira, pois quando ela é utilizada, chega-se a gastar em torno de 600 litros de água.

Para conseguir o objetivo de economizar água quando for lavar o carro, deve-se usar o balde para ensaboar e enxaguar o veículo e para fazer isso pode-se reaproveitar a água utilizada para lavar louça ou roupa que sobrou na máquina.

7- Uso da máquina de lavar

Na hora de usar a máquina de lavar, a melhor alternativa para economizar água é fazer uso da máquina com toda sua capacidade, isto é, lavar a quantidade máxima de roupas permitida pela capacidade da máquina.

Uma máquina de lavar pode usar até 160 litros de água, então procure reutilizar parte dessa água para economizar o consumo e ter uma atitude ecológica.

8- Usar vassoura na limpeza de calçadas

Muitas pessoas gostam de lavar a calçada, no entanto o ideal é que a limpeza seja feita com a vassoura e, caso ocorra a necessidade de utilizar água, é interessante que seja reutilizada a água usada no enxágue de roupas da máquina de lavar.

9- Uso da descarga

Para economizar água no uso da descarga é importante manter a válvula sempre regulada e sem defeitos, além de evitar jogar lixo (papeis, resto de comida e etc.). Além disso, a descarga deve ser utilizada apenas quando for necessário.

10 – Evite jogar óleo de fritura pela pia

Não jogar óleo de fritura na pia, além de evitar o surgimento de problemas no encanamento (entupimentos), evita o risco de poluir os rios, o que traz dificuldades para termos água tratada disponível.

Com atitudes sustentáveis é possível economizar água e ajudar o meio ambiente.


Discussão

Sem comentários. Seja o primeiro a responder!

Postar um comentário